Tarcísio ciente: Detran-SP confirma FIM de imposto a motoristas de São Paulo

Área: Fiscal Publicado em 22/04/2025

Tarcísio ciente: Detran-SP confirma FIM de imposto a motoristas de São Paulo

Tudo o que você precisa saber sobre o fim de imposto a motoristas em São Paulo chegando como um verdadeiro presente

Antes de mais nada, a título de informação, nos dias de hoje os motoristas brasileiros enfrentam uma pesada carga tributária que impacta diretamente seu orçamento.

Em síntese, impostos como o IPVA, com alíquotas progressivas que podem representar até 12% dos gastos anuais com o veículo, e tributos sobre combustíveis, como o ICMS, que incide significativamente sobre o preço da gasolina, tornam a manutenção de um automóvel cada vez mais onerosa.

Esses fatores contribuem para o aumento dos custos e dificultam a vida de quem depende do transporte para trabalhar. Assim, sem dúvidas, acaba pensando no bolso de milhões de cidadãos.

Diante de tudo isso, nesta segunda-feira, dia 21, temos uma ótima notícia aos motoristas de São Paulo. Em síntese, com Tarcísio de Freitas ciente, o Detran-SP confirma fim de imposto a lista de motoristas e vocês saberão de todos os detalhes agora.

ENTENDA

Bom, para melhor entender sobre o assunto, de acordo com informações do portal do Detran, o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), taxa que acabou sendo cobrada até 2020, voltaria a ser cobrado a partir de janeiro de 2025 para todos os motoristas em território brasileiro.

Contudo, a boa notícia é que o imposto seguirá suspenso e não será cobrado em 2025. Em síntese, o imposto temido seria obrigatório para todos os condutores de veículos automotores e terrestres no Brasil, incluindo carros, motos, caminhonetes e caminhões, por exemplo.

Mas o imposto foi suspenso e todos os motoristas seguirão livres em 2025. No portal do Detran-SP, consta o seguinte comunicado: “Desde 2021, o valor do seguro DPVAT é igual a zero para todas as categorias de veículos”, diz.

Por fim, como um verdadeiro presente aos motoristas, o imposto segue sem ser cobrado em 2025.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS IMPOSTOS PAGOS NO BRASIL?

No Brasil, os principais impostos são: Imposto de Renda (IR), ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS, IPVA, ITBI e INSS. Eles incidem sobre renda, consumo, serviços, propriedade e folha de pagamento, afetando empresas e cidadãos em diversas situações do dia a dia, impactando diretamente o orçamento familiar e empresarial.

Fonte: TVfoco