Resolução SFP nº 32/2025 - Dispõe sobre a transparência ativa de benefícios de natureza tributária dos quais sejam beneficiários pessoas jurídicas
Área: Fiscal Publicado em 10/10/2025Resolução SFP nº 32/2025 - DOE SP de 10.10.2025
Dispõe sobre a transparência ativa de benefícios de natureza tributária dos quais sejam beneficiários pessoas jurídicas, nos termos do artigo 198 , § 3º, inciso IV, da Lei nº 5.172 , de 25 de outubro de 1966 - Código Tributário Nacional .
O Secretário da Fazenda e Planejamento, tendo em vista o disposto no artigo 198 da Lei nº 5.172 , de 25 de outubro de 1966, no artigo 4º , inciso XVIII, da Lei Complementar nº 939 , de 3 de abril de 2003, e no Decreto nº 68.769, de 14 de agosto de 2024,
Resolve:
Art. 1º Esta resolução regulamenta, no âmbito da Secretaria da Fazenda e Planejamento, a transparência ativa de benefícios de natureza tributária dos quais sejam beneficiários pessoas jurídicas, nos termos do inciso IV do § 3º do artigo 198 da Lei nº 5.172 , de 25 de outubro de 1966 - Código Tributário Nacional .
Art. 2º Para os fins do disposto no artigo 1º, serão divulgados, por meio de transparência ativa, relativamente às pessoas jurídicas:
I - a razão social e o número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ dos beneficiários de desonerações tributárias do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS;
II - o montante do benefício auferido, usufruído ou gozado, ou das operações amparadas pela desoneração, desde que o valor divulgado tenha como fonte informações diretamente prestadas pelo próprio contribuinte, disponíveis em registros fiscais, extraídos a partir de campo próprio do documento fiscal eletrônico ou da Escrituração Fiscal Digital - EFD com indicação da correspondente fundamentação normativa.
§ 1º Considera-se beneficiário, para os fins do inciso I do caput, a pessoa jurídica que promover operações ou prestações desoneradas em razão de benefício de natureza tributária, ainda que dele não decorra renúncia de receita.
§ 2º A Subsecretaria da Receita Estadual definirá, em ato próprio, o cronograma de implementação do disposto neste artigo.
Art. 3º Os dados a que se refere o caput do artigo 2º serão publicados no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, no endereço eletrônico https://portal.fazenda.sp.gov.br/, em página reservada para a divulgação das seguintes informações relativas à renúncia de receitas de benefícios de natureza tributária:
I - a relação de benefícios previstos na legislação tributária paulista;
II - os demonstrativos dos gastos tributários apurados em bases efetivas, apresentados no Anexo de Metas Fiscais das Leis de Diretrizes Orçamentárias;
III - notas explicativas sobre a metodologia adotada para quantificação das renúncias de receita.
Parágrafo único. Os dados indicados no artigo 2º e no inciso II do caput deste artigo poderão ser organizados em painéis em formato interativo e acessados por meio do Portal da Transparência do Poder Executivo do Estado de São Paulo, no endereço eletrônico https://www.transparencia.sp.gov.br/, com opções de agregação por dispositivo e por atividade econômica.
Art. 4º Em relação às informações referentes a benefícios de natureza tributária cujo beneficiário seja pessoa jurídica, não se aplica a restrição prevista no inciso IX do § 1º do artigo 2º da Resolução SF 20/2012 , de 14 de março de 2012.
Art. 5º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
SAMUEL YOSHIAKI OLIVEIRA KINOSHITA
Secretário da Fazenda e Planejamento