RFB – Receita lança novo aplicativo para simplificar acesso a serviços
Publicado em 06/10/2021 10:10 | Atualizado em 23/10/2023 13:28Conforme nota publicada no site da Receita Federal Brasileira, o órgão lançou um novo aplicativo para celulares, que simplifica o acesso a vários serviços e informações de interesse dos brasileiros, disponível na App Store ou Google Play.
O novo aplicativo traz serviços de CPF, declaração do Imposto de Renda, acompanhamento de processos, eSocial, atividades econômicas, bem como realização de agendamento de atendimento e visualização das unidades da Receita.
No aplicativo, também é possível ter acesso a notícias sobre o órgão e conteúdos do canal da Receita Federal no YouTube.
A autenticação no aplicativo é realizada por meio da conta gov.br, que disponibiliza acesso de forma mais segura e personalizada. O objetivo é buscar soluções mais simples, sem que o contribuinte precise perder tempo buscando vários canais para ter acesso aos serviços.
Atualmente o novo aplicativo reúne funcionalidades já disponíveis nos aplicativos IRPF, e-Social Doméstico, e-Processo, Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PerDcomp), além dos sistemas Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Física (CAEPF) e Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga).
A Receita informa ainda, que nesta primeira versão, ainda é preciso manter esses aplicativos instalados no dispositivo móvel para ter acesso a algumas funcionalidades no aplicativo ‘Receita Federal’. A expectativa, no entanto, é que, até o final do próximo ano, todas as funcionalidades dos principais aplicativos já estejam unificadas no aplicativo ‘Receita Federal’.
Por fim, vale destacar a autenticação no aplicativo é realizada por meio do gov.br, que disponibiliza acesso a serviços e informações de forma mais segura, conforme o nível de autenticação do usuário. Por meio de um login único no aplicativo ‘Receita Federal’, o contribuinte tem à disposição várias funcionalidades de diversos aplicativos da Receita já existentes.