RFB - Receita Federal lança aplicativo de agendamento para atendimento presencial

Publicado em 17/05/2021 16:12 | Atualizado em 23/10/2023 13:23
Tempo de leitura: 00:00

Conforme nota publicada no site da Receita Federal do Brasil, o órgão disponibilizou um aplicativo para facilitar o agendamento dos serviços que ainda não podem ser realizados pela internet para atendimento presencial em uma das unidades da Receita Federal.

 

O aplicativo “Agendamento da Receita Federal” está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store. O cidadão que quer solicitar um serviço no atendimento presencial da Receita Federal precisa agendar um horário e poderá fazer o agendamento pelo aplicativo.

 

Com o aplicativo de agendamento, é possível selecionar o serviço desejado e escolher a unidade mais próxima que atende o serviço desejado. A marcação da data e do horário é feita de forma simples: não é necessário fazer cadastro, basta informar o CPF ou CNPJ. Antes o contribuinte escolhia a unidade de atendimento sem saber se ela oferecia o serviço que precisava, causando transtorno ao cidadão e aumento das filas no atendimento, o aplicativo de agendamento é uma solução para esses casos.

 

Com o aplicativo, é possível ainda sincronizar o horário escolhido com a agenda pessoal, compartilhar data e horário em outras mídias, visualizar no mapa a unidade de atendimento selecionada e traçar rotas até a unidade escolhida.

 

Muitos serviços da Receita Federal já podem ser feitos de forma remota, em um dos canais de atendimento virtual. Para atendimento presencial é preciso que o cidadão agende o horário antes de comparecer na unidade.

 

No atendimento presencial da Receita Federal você pode:

 

- Inscrever e atualizar dados cadastrais de pessoa física;

 

- Obter cópia de Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) e rendimentos informados em DIRF;

 

- Consultar dívidas e pendências de pessoa física e de MEI;

 

- Parcelar débitos que não possam ser parcelados pela internet;

 

- Emitir documentos de arrecadação que não possam ser emitidos pela internet; e

 

- Entregar documentos, requerimentos, defesas e recursos que não possam ser apresentados pela internet.