RFB – Consulta permite ao contribuinte saber se caiu na malha fina

Publicado em 28/09/2022 09:41
Tempo de leitura: 00:00

Segundo nota publicada no  G1, a Receita Federal do Brasil comunicou que o 5º lote será pago na próxima sexta-feira, 30.09.2022, a 1,22 milhão de contribuintes. As consultas ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022 foram abertas na última sexta-feira, 23.09.2022.

 

Também serão liberadas consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores, ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina, mas depois acertaram as contas com o leão. Este ano mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda, o contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina".

 

Os principais motivos que levaram os contribuintes à malha do leão são:

 

- 41,9% – Omissão de rendimentos (de titulares e dependentes declarados);

 

- 28,6% – Deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução: despesas médicas);

 

- 21,9% – Divergências no valor de IRRF entre o que foi declarado pela fonte pagadora e o que foi declarado pela pessoa física (entre outros, falta de informação do beneficiário, e divergência entre os valores);

 

- 7,6% – Deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.

 

Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no chamado e-CAC.

 

Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.