RFB amplia lista de serviços atendidos pelo Chat RFB
Publicado em 13/04/2020 11:19 | Atualizado em 23/10/2023 12:39Conforme nota divulgada no site do órgão, a Receita Federal ampliou a lista de serviços que são prestados de maneira virtual pelo Chat RFB, conforme prevê a IN RFB nº 1.935/2020.
No Chat RFB, criado em abril de 2019, a partir de agora, os seguintes serviços passam a ser prestados por este canal:
- Cópia de Declarações não disponíveis no e-CAC (para contribuintes com Certificado Digital);
- Emissão de GPS (DebCad);
- Orientações – CNPJ;
- Orientações – Obra;
- Orientações – PGFN;
- Orientações – Parcelamento;
- Orientações - PER/Dcomp;
- Regularização de Débitos Fazendários PJ;
- Regularização de Débitos Previdenciários PJ;
- Regularização de Parcelamentos PF e PJ;
- Regularização de Débitos de ITR;
- Simples Nacional; e
- Protocolo de Processos (para contribuintes com Certificado Digital) - previsão: próxima semana.
Anteriormente, já eram atendidos pelo Chat RFB os seguintes serviços:
- Conversão de Processos Digitais;
- Discordância de Compensação de Ofício de PER/Dcomp;
- eSocial - Empregador Doméstico;
- Orientações – CPF;
- Orientações – DCTFWeb;
- Regularização de Débitos Fazendários PF; e
- Regularização de Débitos Previdenciários PF.
Atualmente, a Receita Federal realiza por meio do Chat cerca de 28.940 atendimentos mensais e a expectativa é que este volume seja consideravelmente ampliado com a atual expansão dos serviços prestados por meio deste canal.