Receita Federal lança aplicativo de agendamento para atendimento presencial

Publicado em 17/05/2021 16:31 | Atualizado em 23/10/2023 13:23
Tempo de leitura: 00:00

Segundo notícia veiculada no portal da Receita Federal do Brasil hoje, dia 17.05.2021, já está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store o aplicativo Agendamento da Receita Federal. O cidadão que quer solicitar um serviço no atendimento presencial da Receita Federal precisa agendar um horário e poderá fazer o agendamento pelo aplicativo.

 

Com o aplicativo de agendamento, é possível selecionar o serviço desejado e escolher a unidade mais próxima que atende o serviço desejado. A marcação da data e do horário é feita de forma simples: não é necessário fazer cadastro, basta informar o CPF ou CNPJ. Antes o contribuinte escolhia a unidade de atendimento sem saber se ela oferecia o serviço que precisava, causando transtorno ao cidadão e aumento das filas no atendimento, o aplicativo de agendamento é uma solução para esses casos.

 

Com o aplicativo, é possível ainda sincronizar o horário escolhido com a agenda pessoal, compartilhar data e horário em outras mídias, visualizar no mapa a unidade de atendimento selecionada e traçar rotas até a unidade escolhida.

 

Conforme a notícia, muitos serviços da Receita Federal já podem ser feitos de forma remota, em um dos canais de atendimento virtual. Para atendimento presencial é preciso que o cidadão agende o horário antes de comparecer na unidade.

 

Nesse sentido, no atendimento presencial da Receita Federal é possível:

 

  • inscrever e atualizar dados cadastrais de pessoa física;
  • obter cópia de Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) e rendimentos informados em DIRF;
  • consultar dívidas e pendências de pessoa física e de MEI;
  • parcelar débitos que não possam ser parcelados pela internet;
  • emitir documentos de arrecadação que não possam ser emitidos pela internet; e
  • entregar documentos, requerimentos, defesas e recursos que não possam ser apresentados pela internet.

 

Por fim, para mais informações sobre o atendimento, clique aqui.