PREVIDÊNCIA – PEC 6 – Leitura do relatório foi cancelada. E agora?
Publicado em 27/06/2019 16:11Newton Gomes – 27.06.2019
Na Câmara dos Deputados, tudo parecia estar correndo normalmente quando, de repente, surgiram diversos problemas de natureza política, que praticamente inviabilizaram a leitura do parecer do relator da Comissão Especial, Samuel Monteiro, que seria feita nesta manhã do dia 27, a partir das 9h.
Eis três razões principais que podem ter causado o referido cancelamento:
FALTA DE ACORDO COM OS GOVERNADORES – Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, reuniu-se o dia inteiro de ontem com alguns Governadores, principalmente do Norte e do Nordeste, para tentar convencê-los de que os Estados e os Municípios deveriam ser reincluídos na proposta de reforma da previdência (PEC 6), de onde foram excluídos anteriormente, pelo Samuel Monteiro, relator da Comissão Especial. Apesar de todo o esforço político, tudo indica que o Rodrigo Maia não conseguiu, até este momento, o seu intento. Uma das razões é que, para aprovarem a reforma, os Governadores apresentaram uma extensa pauta de reivindicações (o projeto do Pacto Federativo é um deles), algumas delas de implementação muito demorada.
DEPUTADOS DO CENTRÃO – Os parlamentares que compõem o denominado Centrão querem que o relatório só seja lido em agosto, para que todas as eventuais modificações que venham a ser introduzidas pelo relator sejam muito bem explicadas e entendidas.
CRÍTICAS DO PAULO GUEDES – Deputados da Comissão Especial esvaziaram a sessão marcada para hoje, em represália às críticas do Ministro da Economia, Paulo Guedes, dirigidas aos parlamentares do Congresso Nacional. O Ministro nega que tenha feito isso.
Continuamos monitorando a tramitação.
Acesse o blog, clicando aqui.