Participe do Evento Especial virtual sobre “Antecipação Tributária – Regras gerais”

Publicado em 20/07/2022 10:32 | Atualizado em 23/10/2023 13:36
Tempo de leitura: 00:00

O contribuinte, localizado no Estado de São Paulo, que adquirir mercadorias de outros Estados destinadas à saída subsequente, deverá observar o disposto no artigo 426-A do RICMS/SP – Decreto n° 45.490/2000. Vale ressaltar que o disposto no artigo 426-A aplica-se às mercadorias sujeitas ao regime jurídico da substituição tributária referida nos artigos 313-A a 313-Z20, exceto se o remetente da mercadoria tiver efetuado a retenção antecipada do imposto, na condição de sujeito passivo por substituição, conforme previsto na legislação.

 

Para analisar as questões mais importantes a respeito desse assunto, a CPA realizará no dia 27.07.2022, das 8h30 às 12h, o evento especial virtual "Antecipação Tributária do ICMS/SP – Regras gerais”, que terá a coordenação e apresentação dos consultores Fernanda Silva e Nivaldo Santana.

 

Durante o evento, serão analisados os principais pontos relacionados à antecipação do ICMS, tais como:

 

1. Conceito de substituição tributária;

 

2. Conceito de antecipação tributária;

 

3. Produtos sujeitos ao regime, regras do Convênio ICMS nº 142/2018;

 

4. IVA-ST e preço final ao consumidor;

 

5. Antecipação tributária;

 

5.1 Destinatários optantes pelo Simples Nacional / Regime Periódico de Apuração – RPA;

 

5.2 Hipóteses em que não se aplicam à antecipação tributária;

 

5.3 Recolhimentos do imposto - Pelo destinatário/fornecedor;

 

6. Prazo de recolhimento;

 

7. Base de cálculo da antecipação;

 

8. Aquisição de outro Estado destinado ao uso/consumo ou ativo imobilizado; e

 

9. Procedimentos de Entrada e apuração do ICMS.

 

Em virtude da pandemia do Coronavírus, esse evento será virtual.

 

Como ocorre com todos os eventos realizados pelo CPA, o evento será transmitido, ao vivo, pelo Canal CPA, através do site www.netcpa.com.br.

 

Não perca!