METAVERSO – A CPA está preparando o seu ingresso nesse mundo virtual. Vamos juntos?
Publicado em 29/12/2021 16:28Newton Gomes e Júlia Gomes
30.12.2021
O presidente do Facebook, Mark Zukemberg, anunciou na última semana que a sua empresa vai trocar de nome e passará a se chamar META. O motivo é um só: o grupo de empresas que ele representa está investindo pesadamente no metaverso.
Mas, afinal, o que é isso? De acordo com a Wikipédia, metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet".
A palavra “meta” quer dizer “além”, enquanto que a palavra “verso” é o final da palavra “universo”. Assim, metaverso quer dizer: “além do universo”, ou “mundo paralelo”. Nesse espaço digital, pode-se fazer de tudo – viajar, festejar, realizar negócios, etc. Enfim, tudo o que a imaginação permitir.
Zukemberg explicou, na entrevista de lançamento, que o metaverso, embora seja um conceito antigo, tem tudo para avançar, principalmente com o surgimento do 5G, que é a 5ª geração da telefonia celular (no Brasil, essa nova tecnologia começará a ser implantada a partir de julho de 2022).
Bill Gates, da Microsoft, declarou ontem que, dentro de no máximo 3 anos, estaremos todos dentro do metaverso.
A CPA – numa atitude pioneira – está começando a testar o metaverso, especialmente para elaborar a declaração do imposto de renda da pessoa física, correspondente ao exercício de 2021, ano-calendário de 2020.