Governo reforça posicionamento em torno do fim da escala 6x1
Publicado em 04/12/2025 10:19 | Atualizado em 04/12/2025 10:20Segundo notícia veiculada ao Portal da Secretaria de Comunicação Social, o Governo do Brasil reafirmou seu compromisso em defesa do fim da jornada de trabalho 6x1 sem redução de salário. A definição é a de que não adianta apenas reduzir a jornada, é necessário também que os trabalhadores tenham tempo e condição de resolver os seus problemas, aproveitar momentos de lazer e cuidar de suas famílias.
A ministra Gleisi destacou que a medida, junto com a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. A manifestação ocorreu após o relator da Subcomissão da Escala 6x1, deputado Luiz Gastão, apresentar parecer que mantém a escala 6x1, apesar de reduzir a jornada para 40 horas semanais, o que surpreendeu o governo.
O ministro Guilherme Boulos afirmou que o governo continuará defendendo a extinção da escala, sem redução salarial, articulando no Congresso e na sociedade. A PEC 8/25, em debate, propõe jornada de quatro dias de trabalho e três de descanso, com limite de 36 horas semanais, extinguindo a escala atual.