Gov.br - Disponibilizadas novas formas de acesso a serviços no e-CAC

Publicado em 16/01/2023 14:07 | Atualizado em 23/10/2023 13:43
Tempo de leitura: 00:00

Segundo notícia veiculada no Portal do eSocial, serviços que eram acessados mediante o uso de certificado digital agora estão disponíveis para usuários que possuam a conta gov.br, com nível de confiabilidade prata ou ouro, independentemente da forma de acesso.

 

Tal facilidade se deve ao fato da implementação, que ocorreu no dia 9 de janeiro, de um novo pacote de aplicações integradas ao Portal e-CAC, com adequações em relação à autenticação com a conta gov.br.

 

Dentre as alterações, um aspecto importante desta atualização é a possibilidade de outorgar procurações eletrônicas e alterar o perfil de atuação no e-CAC com a conta gov.br.

 

Assim, os cidadãos já podem passar procurações para que outras pessoas utilizem os serviços digitais da Receita Federal em seus nomes, de forma imediata, sem precisar formalizar um processo. Além disso, MEIs, empresários e procuradores, uma vez autenticados, já podem acessar todas as informações e utilizar serviços em nome de suas empresas e clientes, sem a necessidade de um certificado digital.

 

Contudo, muito embora a conta gov.br, de nível prata ou ouro, possibilite acesso a praticamente todos os serviços digitais, os serviços relativos à EFD-Reinf e DCTFWeb ainda terão seu acesso restrito ao uso de certificado digital e código de acesso, uma vez que a adequação dos citados serviços ainda está sob análise.