eSocial - Manuais Simplificados e Web Geral foram atualizados e auxiliam no envio de informações e na utilização do eSocial

Publicado em 12/06/2019 10:12 | Atualizado em 20/10/2023 20:33
Tempo de leitura: 00:00

Segundo notícia veiculada no portal do eSocial ontem, dia 11.06.2019, existem duas formas de envio de informações ao eSocial pelos empregadores: a primeira, por meio da utilização do programa de gestão de folha de pagamentos, diretamente do computador do usuário, em que os dados são transmitidos via webservice (opção em geral utilizada por contadores e empresas); e a segunda, via portal web, diretamente nos módulos disponíveis para cada tipo de empregador:

 

- Simplificado Pessoa Física - Doméstico

- Simplificado Pessoa Física - Segurado Especial

- Simplificado Pessoa Jurídica - Microempreendedor Individual-MEI

- Web Geral (contingência) - para todos os tipos de empregadores

 

Desse modo, para auxiliar os usuários, estão disponíveis os manuais de cada um dos módulos, que foram atualizados e podem ser consultados na área de cada empregador no portal, ou clicando nos links acima.

 

O Módulo Web Geral é uma ferramenta auxiliar destinada à inserção de dados no eSocial, que foi pensado para permitir às empresas o cumprimento das obrigações legais em situações de contingência ou indisponibilidade do seu próprio software. Contudo, ele não pretende substituir os sistemas de gestão próprios das empresas e contabilidades, devendo ser utilizado como um meio alternativo para envio das informações.

 

Por sua vez, os Módulos Web Simplificados foram criados com facilitadores para atender a empregadores cujo perfil demanda algum tipo de auxílio. Neles, os eventos são transmitidos para o ambiente nacional do eSocial de forma integrada, customizada e sem a necessidade de o usuário utilizar sistemas próprios. Nesse sentido, todas as ferramentas possuem funcionalidades e automatizações que facilitam a prestação das informações.

 

Ainda, o primeiro sistema simplificado lançado foi o de trabalho doméstico, em 2015. Assim, os empregadores domésticos já estão habituados a admitir trabalhadores, elaborar folhas de pagamento, gerar guias de pagamento de contribuição previdenciária e FGTS, prestar informações sobre férias, afastamentos e desligamentos de forma ágil. Sendo assim, rotinas trabalhistas que eram complexas e restritas a empresas e escritórios de contabilidade, agora estão acessíveis a todos.

 

Além disso, para as Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), está em desenvolvimento um ambiente simplificado próprio, o qual será disponibilizado com funcionalidades e automatizações que permitirão a gestão dos trabalhadores no módulo web, de forma semelhante ao que já foi apresentado para o empregador doméstico e para o MEI - Microempreendedor Individual.

 

Por fim, caso ainda restem dúvidas sobre as formas de envio das informações ao eSocial, poderá ser consultada a aba Perguntas Frequentes, do site do eSocial. E, ainda, poderá ser consultada a central de atendimento do eSocial, por meio do fale conosco.