eSocial - Limitado o processamento de arquivos diários por empregador na Consulta de Qualificação Cadastral em lote
Publicado em 31/05/2023 13:46Segundo notícia veiculada no Portal do eSocial, no intuito de manter o nível operacional adequado do serviço da plataforma, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS limitará a Consulta de Qualificação Cadastral em lote.
Visando a otimização da funcionalidade e processamento de informações, serão processados somente 3 arquivos enviados no dia pelo empregador. Deste modo, empregadores que enviaram mais de 3 arquivos por dia, a partir de 15.05.2023, terão retorno de processamento de somente 3 arquivos distintos diários.
Destaca-se que não há necessidade de realizar requalificação cadastral de todos os trabalhadores da base de folha de pagamento; é importante realizar a qualificação somente dos trabalhadores em processo de admissão; o processamento em lote somente é realizado uma vez ao dia, no período noturno e; ainda, para um número reduzido de trabalhadores, a empresa deverá utilizar a opção de consulta on-line, pois além de ter resultados mais rápidos reduzirá o impacto da consulta em lote.
Por fim, a consulta "on-line" permite consultar simultaneamente até 10 (dez) trabalhadores retornando o resultado de forma imediata.