eSocial – Lançado o módulo para eventos de SST
Publicado em 12/04/2022 09:59 | Atualizado em 23/10/2023 13:33Segundo notícia veiculada no portal do eSocial, com o lançamento do novo módulo, além de prestar as informações de SST por meio dos sistemas próprios de gestão, agora os empregadores ou as empresas e profissionais especializados poderão também usar o novo módulo do eSocial para informar esses eventos.
O novo módulo permite o lançamento de eventos como CAT, monitoramento de saúde e condições ambientais do trabalho e é mais uma ferramenta disponível para as empresas e os profissionais da área, que podem usar tanto os sistemas próprios de gestão, quanto o ambiente web, conforme sua conveniência.
Além disso, para utilizar o módulo web SST, será necessário que o empregador acesse utilizando suas credenciais (certificado digital, acesso via gov.br ou código de acesso e senha) ou faça uma procuração eletrônica específica para a empresa ou profissional especializado, para o envio dos eventos. A procuração é outorgada acessando o eCAC, da Receita Federal.
Também é importante ressaltar que não são prestadas informações de SST para trabalhadores domésticos, apenas as Comunicações de Acidente de Trabalho - CAT, que são informadas no próprio eSocial Doméstico.
Por fim, o módulo SST traz as informações de vínculo necessárias para o correto preenchimento dos eventos, além de inovar na sua apresentação, num formato mais moderno e com utilização intuitiva para os usuários. Os formulários são apresentados em formato de wizard, ou seja, um passo a passo orientado, com consultas e automações que facilitam o preenchimento dos eventos.