eSocial – Equipe técnica esclarece e orienta sobre a ocorrência do erro 301
Publicado em 31/05/2019 14:19Segundo notícia veiculada no portal do eSocial hoje, dia 31.05.2019, algumas empresas têm reportado à equipe técnica do eSocial que, no envio de arquivos ao sistema, receberam o erro 301, que é utilizado pelo eSocial para tratar situações não esperadas pelo Sistema.
O erro é composto por um código gerado pelo sistema, o qual indica que a situação não é esperada, pelo hash, que corresponde a uma sequência de letras e números identificadora do erro, por um identificador, para cada ocorrência de erro, e, por fim, de uma mensagem orientativa, a qual instrui o usuário sobre o procedimento para a abertura de acionamento, o qual relata o erro à equipe técnica para que ela atue para dar solução ao problema.
Desse modo, são duas situações que geram os erros 301:
- Falha temporária: normalmente, é causada por indisponibilidades momentâneas de infraestrutura ou nas integrações do eSocial: para processar determinados eventos, o eSocial acessa e recupera dados de outros sistemas, como o cadastro do CPF/CNPJ, procuração eletrônica e outros, que podem estar temporariamente indisponíveis. O Manual de Orientação do Desenvolvedor no Portal do eSocial traz mais informações sobre as integrações. Neste caso, uma nova tentativa de transmissão deve ser suficiente para processar o documento com sucesso;
- Falha não catalogada: são erros incomuns para os quais não foram criadas mensagens orientativas para o usuário ou um erro do sistema que precisa de correção (bug). Neste caso, será necessária atuação da equipe técnica para dar solução ao problema, que pode se dar de duas maneiras: 1) Correção do erro técnico do sistema; 2) Criação de uma nova mensagem de orientação de como o usuário deve proceder para resolver o impedimento.
Ainda, caso a empresa receba mais de um erro 301 em suas transmissões, com o mesmo Hash gerado pelo eSocial na resposta, significa que se trata de um único motivo de erro (mesmo erro ocorrendo mais de uma vez).
Por fim, a notícia traz como exemplo a seguinte situação:
Uma empresa transmite mil remunerações, todas rejeitadas com erro 301, devendo verificar o Hash dos mil erros 301. Caso seja o mesmo, significa que se trata de um único problema no eSocial. Nesse caso, a sugestão, conforme orientações acima, é a seguinte:
- A empresa deve tentar transmitir novamente as remunerações, após aguardar um tempo, e verificar se os documentos serão processados com sucesso. Caso o processamento não ocorra com sucesso, deve seguir as orientações da mensagem do erro e abrir o acionamento.
- O acionamento será analisado pela equipe técnica do eSocial que corrigirá o problema, se for o caso, ou criará nova mensagem orientativa.