DAA – Opção pela Declaração Pré-Preenchida
Publicado em 15/03/2022 10:42 | Atualizado em 23/10/2023 13:33Hoje, terça-feira (15), foi disponibilizada, em todas as plataformas, a opção pela elaboração da Declaração de Ajuste Anual Pré-Preenchida, entretanto, para optar pela Declaração Pré-Preenchida é necessário a obtenção de autenticação no portal GOV.BR, em conta nível Prata ou Ouro. Estes níveis são conferidos por meio de selos de confiabilidade vinculados à sua conta. Para dar mais segurança à sua conta, você também pode habilitar a verificação em duas etapas, que utiliza o app gov.br no seu celular para garantir que é você mesmo que está acessando.
Nível - PRATA
Para aumentar o nível da sua conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em "Selos de Confiabilidade".
- Senatran - Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH)
- Bancos - Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado. Atenção: habilite em seu home banking o serviço de envio de mensagens do banco para seu celular, assim você recebe o código que será enviado.
- Sigepe - Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal
Nível - OURO
Para aumentar o nível da sua conta gov.br de bronze ou prata para o nível ouro, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em "Selos de Confiabilidade".
- Justiça Eleitoral - Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE)
- Certificado Digital – Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil
Veja o passo a passo de como acessar a Declaração Pré-Preenchida.
1-) Pelo preenchimento online:
a) Acesse o e-CAC com sua conta gov.br;
b) Clique em "Declarações e Demonstrativos";
c) E "Meu Imposto de Renda";
d) Clique em "Preencher declaração online" e no ano;
e) Clique em "Iniciar Declaração"; e
f) Escolha a opção "Pré-Preenchida".
2-) Pelo celular ou tablet:
a) Acesse o app e entre com sua conta gov.br;
b) Toque sobre o cartão com o ano da sua declaração;
c) Toque em "Iniciar Declaração"; e
d) Escolha a opção "Pré-Preenchida".
3-) Pelo programa de computador:
a) Abra o programa;
b) Entre com sua conta gov.br;
c) Clique na aba "Nova"; e
d) "Iniciar declaração a partir da pré-preenchida".
A DAA pré-preenchida evita o retrabalho e diminui os erros cometidos pelos contribuintes no preenchimento.
As informações são importadas da base de dados da Receita Federal, que tem como origem as informações apresentadas pelo próprio contribuinte, na declaração do ano anterior e declarações auxiliares (como o carnê-leão), e por outras pessoas em outras declarações.
Exemplos:
- empregadores (fontes pagadoras), que enviam a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
- imobiliárias, que enviam a Declaração de Informações sobre atividades Imobiliárias (Dimob);
- prestadoras de serviços de saúde, que enviam a Declaração de Serviços Médicos (DMED);
- outros prestadores de serviço, que apuram o Carnê-Leão.
É importante entender que a sua declaração só vai importar os dados se as fontes enviarem as informações. Algumas divergências ou ausências de informação podem acontecer se as fontes não entregaram a declaração ou precisaram corrigi-las por algum motivo. Por isso, nos primeiros dias de entrega é possível que nem todos os campos sejam pré-preenchidos.