CFC – Correlação à Estrutura Conceitual Básica do Relato Integrado

Publicado em 29/12/2020 08:54
Tempo de leitura: 00:00

Foi publicada no DOU do dia 28.12.2020 a Norma Brasileira de Contabilidade CTG CFC nº 9, de 26 de novembro de 2020, que trata sobre a Correlação à Estrutura Conceitual Básica do Relato Integrado.

 

Dentre as disposições, destacamos:

 

1. O Relato Integrado é um relato conciso sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas da organização, no contexto de seu ambiente externo, levam à geração de valor a curto, médio e longo prazos.

 

O propósito da orientação é estabelecer princípios de orientação e elementos de conteúdo que sirvam governem o conteúdo geral do Relato Integrado e para explicar os conceitos fundamentais que os sustentam;

 

2.  A norma é escrita considerando, principalmente, o setor privado e empresas com fins lucrativos de qualquer porte, mas pode ser aplicada e adaptada, conforme necessário, para organizações do setor público e sem fins lucrativos.

 

Além disso, identifica as informações a serem incluídas no Relato Integrado para uso na avaliação da capacidade de a organização gerar valor e não estabelece padrões referenciais (benchmarks) para aspectos como a qualidade da estratégia da organização ou o nível de seu desempenho; e

 

3. O principal objetivo do Relato Integrado é explicar aos provedores de capital financeiro como a organização gera valor ao longo do tempo.

 

A referida Norma entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 1º.01.2021.

 

Clique aqui e confira a íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade CTG CFC nº 9/2020 – DOU 28.12.2020.