URGENTE CPA – IPI - Governo altera a redução do imposto estabelecido para veículos híbridos

Área: Fiscal Publicado em 02/04/2024

URGENTE CPA – IPI - Governo altera a redução do imposto estabelecido para veículos híbridos

Foi publicado o Decreto nº 11.970/2024 - DOU extra B de 02.04.2024, que altera o percentual de redução cumulativa das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, previsto na Nota Complementar - NC (87-6) da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - Tipi, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022, aplicável aos veículos híbridos equipados com motor que utilize exclusivamente etanol, ou motor que utilize, alternativa ou simultaneamente, gasolina e etanol (flexible fuel engine).

Segue abaixo a íntegra do Decreto n° 11.970/2024.

Decreto nº 11.970/2024 - DOU - Edição Extra de 01.04.2024

 

Altera a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - TIPI, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022.

 

O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 9º, § 5º, da Medida Provisória nº 1.205, de 30 de dezembro de 2023,

Decreta:

 

Art. 1º Fica alterado, até 31 de dezembro de 2026, o percentual de redução cumulativa das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, previsto na Nota Complementar - NC (87-6) da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - Tipi, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022, aplicável aos veículos híbridos equipados com motor que utilize exclusivamente etanol, ou motor que utilize, alternativa ou simultaneamente, gasolina e etanol (flexible fuel engine).

 

Art. 2º A NC (87-6) da Tipi, anexa ao Decreto nº 11.158, de 2022, passa a vigorar na forma do Anexo a este Decreto.

 

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Brasília, 1º de abril de 2024; 203º da Independência e 136º da República.

 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

 

Fernando Haddad

 

ANEXO

 

(Anexo ao Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022)

 

"NC (87-6) Ficam fixadas, nos percentuais abaixo indicados, as alíquotas relativas aos automóveis de passageiros e veículos de uso misto, classificados nos códigos a seguir especificados:

 

CÓDIGO DA TIPI 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA (EE)(MJ/km) 

MASSA EM ORDEM DE MARCHA (MOM) (kg) 

ALÍQUOTA (%) 

8703.40.00 e 8703.60.00  

EE menor ou igual a 1,10  

MOM menor ou igual a 1400 

6,77 

MOM maior que 1400 e menor ou igual a 1700 

7,53 

MOM maior que 1700 

8,28 

EE maior que 1,10 e menor ou igual a 1,68  

MOM menor ou igual a 1400 

9,03 

MOM maior que 1400 e menor ou igual a 1700 

9,78 

MOM maior que 1700 

11,29 

EE maior que 1,68  

MOM menor ou igual a 1400 

12,79 

MOM maior que 1400 e menor ou igual a 1700 

14,3 

MOM maior que 1700 

15,05 

8703.80.00  

EE menor ou igual a 0,66  

MOM menor ou igual a 1400 

5,27 

MOM maior que 1400 e menor ou igual a 1700 

6,02 

MOM maior que 1700 

6,77 

EE maior que 0,66 e menor ou igual a 1,35  

MOM menor ou igual a 1400 

7,53 

MOM maior que 1400 e menor ou igual a 1700 

9,03 

MOM maior que 1700 

10,54 

EE maior que 1,35  

MOM menor ou igual a 1400 

10,54 

MOM maior que 1400 e menor ou igual a 1700 

12,04 

MOM maior que 1700 

13,55 

 

Até 31 de dezembro de 2026, ficam reduzidas em três pontos percentuais as alíquotas incidentes sobre os veículos híbridos classificados nos códigos 8703.40.00 e 8703.60.00 equipados com motor que utilize exclusivamente etanol, ou motor que utilize, alternativa ou simultaneamente, gasolina e etanol (flexible fuel engine).

 

Para fins de aplicação desta Nota Complementar, considera-se:

 

Eficiência Energética - EE - níveis de autonomia expressos em quilômetros por litro de combustível (Km/l) ou níveis de consumo energético expressos em megajoules por quilômetro (MJ/Km), medidos segundo o ciclo de condução combinado descrito na Norma ABNT NBR 7024:2017 Versão Corrigida: 2017, segundo as instruções normativas complementares do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - Ibama para veículos híbridos e elétricos; e

Massa em Ordem de Marcha - MOM - estabelecida nos termos da norma ABNT NBR ISO 1176:2006." (NR)