IR: sem planejamento adequado, médicos podem pagar mais impostos

Área: Contábil Publicado em 08/05/2025

Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei

Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei. O alerta é do administrador Sérgio Todt, representante no Nordeste do grupo paulista Rissi Contabilidade Médica, uma vez que, com a proximidade do fim do período de declaração do Imposto de Renda 2025, muitos médicos se deparam com um cenário complexo e cheio de dúvidas.

A tributação pode ser mais onerosa do que em outras áreas, especialmente para aqueles profissionais liberais ou empresários que atuam no segmento, e não fazem um planejamento adequado ao longo do ano. Entre os problemas mais frequentes enfrentados pelos profissionais estão: erros na classificação de rendimentos, falta de organização na documentação e desconhecimento sobre deduções fiscais.

Segundo Sérgio Todt, que possui ampla experiência em administração, sem uma assessoria contábil especializada o risco de pagar mais impostos do que o necessário é certo. Para ele, um dos principais problemas é não atentar para a tributação sobre os altos rendimentos e a correta inclusão de despesas que podem ser abatidas legalmente, reduzindo a carga tributária.

“O objetivo do alerta é chamar atenção dos profissionais da medicina que atuam na modalidade informal ou com estruturas contábeis genéricas que não são especialistas nas especificidades da área médica. Com um bom planejamento, é possível reduzir a carga tributária de forma legal e profissionalizar a atuação, abrindo portas para crédito, investimentos e estabilidade”, explica.

Ainda segundo Sérgio Todt, a formalização por meio de sociedades unipessoais ou empresas do tipo Simples Nacional tem sido o caminho mais comum para quem atua na área da saúde. Essa organização permite, entre outras vantagens, pagar menos impostos do que a pessoa física, contratar equipe com mais segurança e até abrir filiais ou expandir os serviços.

“Hoje, um médico que trabalha em plantões ou tem uma clínica precisa entender que gerir seu negócio com a ajuda de uma contabilidade especializada é tão importante quanto sua atuação profissional. É uma mudança de mentalidade que impacta diretamente na economia, porque regulariza, organiza e torna o negócio sustentável”, reforça Sérgio.

Link: https://infonet.com.br/noticias/economia/ir-sem-planejamento-adequado-medicos-podem-pagar-mais-impostos/

Fonte: Fonte: Infonet