ICMS - ST - Escrituração fiscal - LRE

Área: Fiscal Publicado em 16/05/2019 | Atualizado em 23/10/2023 Imagem coluna Foto: Divulgação
Tenho uma empresa distribuidora de produtos onde 100% da sua compra é substituição tributária, as compras vem como 5.401 com os imposto de já destacados ST destacados, nos meus livros de registro de entrada e apuração ICMS qual a maneira correta de fazer o lançamento destas notas?

Considerando tratar-se-de estabelecimento comercial substituído, deverá observar as regar do art. 278 do RICMS/SP.

De acordo com o artigo 278 do RICMS/SP, o contribuinte substituído, relativamente às operações com mercadoria ou prestações de serviço recebidas com imposto retido, escriturará o livro Registro de Entradas e o Registro de Saídas na forma prevista neste regulamento, com utilização da coluna "Outras", respectivamente, de "Operações ou Prestações sem Crédito do Imposto" e "Operações ou Prestações sem Débito do Imposto" (Lei 6.374/89, art. 67, § 1º, e Ajuste SINIEF-4/93, cláusula sexta, com alteração do Ajuste SINIEF-2/96, cláusula segunda).

O valor do imposto retido ou de parcela do imposto retido, indicado no documento fiscal:

1 - não será incluído na escrituração da coluna "Outras";

2 - será indicado na coluna "Observações", ressalvado o disposto no parágrafo seguinte.

§ 2º - Na escrituração, no livro Registro de Entradas, de Nota Fiscal que acoberte operações interestaduais sujeitas ou não ao imposto, cujas mercadorias estejam sujeitas ao regime de substituição tributária, os valores do imposto retido relativo a tais operações serão lançados, separadamente, na coluna "Observações". NULL Fonte: NULL