Contabilidade 4.0 leva o contador à era da Inteligência Artificial

Área: Contábil Publicado em 28/10/2019 Imagem coluna Foto: Divulgação
Fonte: Comunicação CFC

Realizada de 13 a 15 de outubro de 2019, a XIV Convenção de Contabilidade da Bahia reuniu um público de 700 profissionais, no Hotel Fiesta, em Salvador (BA), que debateram sobre o impacto da tecnologia no cenário contábil.

Com o lema Contabilidade 4.0: esse é o futuro da Profissão, a Convenção apresentou uma programação focada na inteligência artificial e como os contadores e futuros profissionais devem se preparar para este novo cenário.

Contabilidade 4.0 é definida como um novo perfil do contador. O termo, aliás, remete à quarta Revolução Industrial, um movimento de transformação dos meios de produção que está ganhando força no cenário empresarial atual.

“Nós estamos vivendo um momento de disruptura total. O mundo mudou e precisamos desconstruir algumas crenças”, disse o presidente do Conselho Regional de Contabilidade Bahia (CRCBA), Antônio Carlos Ribeiro, na solenidade de abertura da Convenção.

Disrupção está na moda, significa interromper o segmento normal de um processo. Na contabilidade ela é atribuída a uma inovação tecnológica capaz de revolucionar algo já existente no mercado.

Todas as palestras da convenção tiveram foco no avanço tecnológico na Contabilidade 4.0, a exemplo da evolução do processo de registro de empresas, fórum de contabilidade aplicada ao setor público, como ser um líder inovador na gestão contábil, accountability, compliance e governança, entre outros.

No último dia de evento, o presidente do CRCBA agradeceu o empenho de todos e disse que “o contador 4.0 já uma realidade. Não podemos ter medo, nos deixar que a tecnologia vença, pois ela é nossa aliada. De uma coisa tenho certeza: esse é apenas o começo de um grande futuro que nos espera”. NULL Fonte: NULL