Autos: isenção de impostos na compra do carro zero
Área: Fiscal Publicado em 06/05/2020 | Atualizado em 23/10/2023
Ano a ano, as vendas de veículos para pessoas com deficiência (PCDs) crescem acima do mercado automotivo. Em 2019, os emplacamentos PCDs avançaram 42%% no país, com 375.600 unidades licenciadas ante 264 mil do ano anterior. De olho na expansão desse nicho de mercado, os empreendedores Fernando Tavares e Rose Maciel estão em processo de abertura da Fikisento em Salvador. A empresa oferece assessoria em todas as etapas, da aquisição da CNH especial à compra do veículo, para que o cliente não perca tempo com a burocracia.
O diretor administrativo-financeiro, e sócio, Fernando Tavares, afirma que na capital baiana parte desse serviço é oferecido apenas por despachantes. “Orientamos o cliente desde o início, sobre a retirada da CNH especial, à escolha e aquisição do veículo, auxiliando em todo o processo burocrático, junto aos órgãos competentes. Mas se o cliente não se enquadrar no programa, não seguimos com o serviço”, informa.
Rose Maciel, diretora comercial e sócia no projeto, trabalha nesse segmento há 22 anos. Ela morava em São Paulo e prestava esse tipo serviço lá. Quando se mudou para a Bahia, sentiu que havia essa demanda no mercado local. E que havia pouca informação circulando sobre o assunto.
A empresa está preparada para atuar em todo o estado da Bahia, começando pela capital, onde os sócios acreditam ter a maior necessidade de serviços. “Nesse momento de lançamento da empresa, estamos fazendo um cadastro de nossos clientes, daqueles que se mostram interessados e querem saber um pouco mais como funciona e como obter o benefício. Assim, a partir do cadastro, tão logo acabe a quarentena, vamos agendar visitas aos clientes, para explicar tudo com detalhes”, afirma Tavares.
O empresário diz que o serviço vai muito além da assessoria nas isenções para condutores e não condutores. Eles assessoram a retirada do cartão de estacionamento para idoso ou gestante, como tirar CNH especial e até o emplacamento, entre outros serviços. Um serviço completo pode chegar a R$ 2.800. Antes da pandemia, o empresário estima que todo o processo, que é bem burocrático, levava de 4 a 6 meses. Mas agora, com todas as paralisações, os prazos ficam imprevisíveis.
A Fikisento, que tem parceria com concessionários, também ajuda desde a escolha do veículo, conforme o cliente, suas necessidades e renda. “Mais do que isenções, nosso objetivo é levar acessibilidade. Por exemplo, uma mãe que carrega um filho deficiente na cadeira de rodas no ônibus, que passa um sufoco todos os dias. O benefício tem esse objetivo”, pondera.
Hoje um carro novo dentro desse programa parte de R$ 18 mil. “Sabemos de famílias que juntaram dinheiro e compraram um veículo para transportar o filho: do médico ao lazer”, finaliza o empresário.
Quem tem direito
Desde 2013, o programa PCD passou a incluir o direito ao benefício a familiares de pessoas que não podiam dirigir por alguma deficiência (física grave, visual, intelectual ou mental) ou de mobilidade reduzida grave. Entre as patologias que se enquadram nessa categoria estão pessoas com problemas na coluna ou membros que reduzem em grau elevado sua mobilidade.
Com todas as isenções, um carro PCD custa em torno de R$ 18 mil a R$ 50 mil, incluindo desde populares a SUVs como o Volkswagen T-Cross, que no início desse ano tinha fila de quase seis meses, e outros como Hyundai Creta e Jeep Renegade.
Para adquirir os benefícios é preciso ficar atento: o carro não pode exceder os R$ 70 mil, valor que libera o deficiente a ter isenção de ICMS e IPI. Na Bahia, há isenção de IPVA e os financiamentos também estão livres do IOF.
Acima de R$ 70 mil ou modelos feitos fora do Brasil e de países do Mercosul, o desconto vale apenas para o IPI. Elétricos e híbridos têm isenção de IPI seja qual for seu país de origem.
Os descontos variam conforme o veículo, versão e tipo de restrição do motorista. Por exemplo, deficientes não condutores (quem dirige é um familiar ou responsável) só têm desconto de IPI, o que pode reduzir o preço do veículo em torno de 15%.
Fonte: Portal A Tarde NULL Fonte: NULL
O diretor administrativo-financeiro, e sócio, Fernando Tavares, afirma que na capital baiana parte desse serviço é oferecido apenas por despachantes. “Orientamos o cliente desde o início, sobre a retirada da CNH especial, à escolha e aquisição do veículo, auxiliando em todo o processo burocrático, junto aos órgãos competentes. Mas se o cliente não se enquadrar no programa, não seguimos com o serviço”, informa.
Rose Maciel, diretora comercial e sócia no projeto, trabalha nesse segmento há 22 anos. Ela morava em São Paulo e prestava esse tipo serviço lá. Quando se mudou para a Bahia, sentiu que havia essa demanda no mercado local. E que havia pouca informação circulando sobre o assunto.
A empresa está preparada para atuar em todo o estado da Bahia, começando pela capital, onde os sócios acreditam ter a maior necessidade de serviços. “Nesse momento de lançamento da empresa, estamos fazendo um cadastro de nossos clientes, daqueles que se mostram interessados e querem saber um pouco mais como funciona e como obter o benefício. Assim, a partir do cadastro, tão logo acabe a quarentena, vamos agendar visitas aos clientes, para explicar tudo com detalhes”, afirma Tavares.
O empresário diz que o serviço vai muito além da assessoria nas isenções para condutores e não condutores. Eles assessoram a retirada do cartão de estacionamento para idoso ou gestante, como tirar CNH especial e até o emplacamento, entre outros serviços. Um serviço completo pode chegar a R$ 2.800. Antes da pandemia, o empresário estima que todo o processo, que é bem burocrático, levava de 4 a 6 meses. Mas agora, com todas as paralisações, os prazos ficam imprevisíveis.
A Fikisento, que tem parceria com concessionários, também ajuda desde a escolha do veículo, conforme o cliente, suas necessidades e renda. “Mais do que isenções, nosso objetivo é levar acessibilidade. Por exemplo, uma mãe que carrega um filho deficiente na cadeira de rodas no ônibus, que passa um sufoco todos os dias. O benefício tem esse objetivo”, pondera.
Hoje um carro novo dentro desse programa parte de R$ 18 mil. “Sabemos de famílias que juntaram dinheiro e compraram um veículo para transportar o filho: do médico ao lazer”, finaliza o empresário.
Quem tem direito
Desde 2013, o programa PCD passou a incluir o direito ao benefício a familiares de pessoas que não podiam dirigir por alguma deficiência (física grave, visual, intelectual ou mental) ou de mobilidade reduzida grave. Entre as patologias que se enquadram nessa categoria estão pessoas com problemas na coluna ou membros que reduzem em grau elevado sua mobilidade.
Com todas as isenções, um carro PCD custa em torno de R$ 18 mil a R$ 50 mil, incluindo desde populares a SUVs como o Volkswagen T-Cross, que no início desse ano tinha fila de quase seis meses, e outros como Hyundai Creta e Jeep Renegade.
Para adquirir os benefícios é preciso ficar atento: o carro não pode exceder os R$ 70 mil, valor que libera o deficiente a ter isenção de ICMS e IPI. Na Bahia, há isenção de IPVA e os financiamentos também estão livres do IOF.
Acima de R$ 70 mil ou modelos feitos fora do Brasil e de países do Mercosul, o desconto vale apenas para o IPI. Elétricos e híbridos têm isenção de IPI seja qual for seu país de origem.
Os descontos variam conforme o veículo, versão e tipo de restrição do motorista. Por exemplo, deficientes não condutores (quem dirige é um familiar ou responsável) só têm desconto de IPI, o que pode reduzir o preço do veículo em torno de 15%.
Fonte: Portal A Tarde NULL Fonte: NULL